REGULAMENTO DO CAMPEONATO

1. PERCURSO:

DIA 1 – 08/10 CHECK IN TOUROS – SÃO MIGUEL DO GOSTOSO / RN (KAULI SEADI KITE CENTER).

DIA 2 – 09/10 SÃO MIGUEL DO GOSTOSO X GUAMARÉ (PRAIA DO MINHOTO) 92 KM.

DIA 3 – 10/10 GUAMARÉ X ICAPUÍ (PRAIA DA PLACA) 130 KM.

DIA 4 – 11/10 ICAPUÍ X BEBERIBE (URUAÚ – PRAIA DAS FONTES) 87 KM.

DIA 5 – 12/10 SÃO GONÇALO DO AMARANTE/PORTO DO PECÉM X AMONTADA (ICARAIZINHO) 127 KM.

DIA 6 – 13/10 ICARAIZINHO X PREÁ (CRUZ) 96 KM.

DIA 7 – 14/10 CHECK OUT – PREÁ (RANCHO DO KITE).

2. FORMATO DA COMPETIÇÃO:

2.1 TRATA-SE DE UMA COMPETIÇÃO EM FORMATO DE TRAVESSIA DE LONGA DIST NCIA DE 500 KM, EXCLUSIVA PARA KITESURFISTAS COM PRANCHAS DIRECIONAIS E BIDIRECIONAIS, COM CARACTERÍSTICAS DE UM RALLY DE ENDURANCE.

2.2 TODOS OS COMPETIDORES LARGAM DIVIDIDOS POR CATEGORIA E A ORGANIZAÇÃO IRÁ DEFINIR QUANDO O CRONÔMETRO SERÁ ACIONADO, O TEMPO DE CADA COMPETIDOR É VALIDADO PELO GPS INDIVIDUAL.

2.3 DURANTE O TRAJETO, OS COMPETIDORES DEVERÃO PASSAR OBRIGATORIAMENTE PELOS WAYPOINTS DENTRO DO HORÁRIO DE CORTE DO TIME TARGET.

2.4 O FORMATO DE COMPETIÇÃO É A SOMA DO TEMPO CRONOMETRADO DE TODOS OS DIAS,

2.5 OS RESULTADOS SÃO APRESENTADOS DIARIAMENTE AO FINAL DO DIA E O VENCEDOR DA COMPETIÇÃO É O QUE TEM O MENOR TEMPO ACUMULADO AO FINAL DOS 5 DIAS DE PROVA.

2.6 A NAVEGAÇÃO SERÁ ALTERNADA ENTRE COSTEIRA, VISUAL E POR INSTRUMENTOS (GPS).

*O REGULAMENTO ESTÁ SUJEITO A MUDANÇAS CONFORME AVALIAÇÃO DO CORPO TÉCNICO E MEDIANTE AS CONDIÇÕES DE TEMPO, CLIMA E GERENCIAMENTO DE RISCO.

3. ELEGIBILIDADE DOS EQUIPAMENTOS:

3.1 KITES:

KITES A PARTIR DO ANO DE 2017, SENDO QUE O KITE PRECISA ESTAR EM BOAS CONDIÇÕES DE USO E SUJEITO A APROVAÇÃO.

SERÁ ACEITO A INSCRIÇÃO DE TRÊS (03) KITES, COM NO MÁXIMO 4 ANOS DE USO E CONFORME A DESCRIÇÃO ABAIXO DOS TAMANHOS:

KITE TAMANHO PEQUENO: DE 4 A 7 METROS.

KITE TAMANHO MÉDIO: DE 8 A 11 METROS.

KITE TAMANHO GRANDE: DE 12 A 17 METROS.

3.2 BARRAS:

UMA BARRA DE CONTROLE POR KITE, SOMENTE PERMITIDO O USO DE BARRAS DE CONTROLE ORIGINAIS DA MARCA DO KITE EM USO, COM O SISTEMA DE SEGURANÇA ATIVO E COM LEASH DE SEGURANÇA E COM LINHAS SEM QUALQUER TIPO DE DESGASTE OU RUPTURAS NA TRAMA DA MESMA.

(A ORGANIZAÇÃO PODERÁ COLOCAR UM LACRE NOS KITES PARA IDENTIFICAÇÃO.)

3.3 KITEBOARDS E KITESURF BOARDS:

SERÁ ACEITO A INSCRIÇÃO DE DUAS (02) PRANCHAS, PODENDO SER TWINTIP (BIDIRECIONAL) E/OU SURFBOARD (PRANCHA PARA ONDAS).

3.4 TRAPÉZIOS:

PODERÃO SER DE CINTURA (WAIST HARNESS) OU DE CADEIRA (SEAT HARNESS), EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, SEM PARTES RUPTURA NA TRAMA DAS FITAS DE SUPORTE OU COM O GANCHO APRESENTANDO TRINCAS.

3.4.1 NÃO SERÁ PERMITIDO O USO DA CORDINHA NO TRAPÉZIO (SLIDING ROPE HARNESS)

2.4.2 OBRIGATÓRIO POSSUIR FACA DE SEGURANÇA (COMPÕE O QUARTO SISTEMA DE SEGURANÇA DO VELEJADOR)

3.5 COLETES FLUTUADORES E OUTROS:

OBRIGATÓRIO COLETE FLUTUADOR CLASSE V E RECOMENDÁVEL O USO DE CAPACETE PELO NORMAM DPC-03 DA MARINHA DO BRASIL.

3.6 GPS:

OBRIGATÓRIO O USO DE GPS PARA NAVEGAÇÃO, AQUISIÇÃO DE DADOS DURANTE O PERCURSO, ESTIMATIVA DE DIST NCIA E TEMPO DE DESLOCAMENTO PARA O RUMO.

3.7 OUTROS:
3.7.1 VISTORIA TÉCNICA PARA CONFERÊNCIA DOS EQUIPAMENTOS DE KITE

(08/10 DE 9AM ÀS 12H).

3.7.2 TODOS OS ATLETAS PODEM SER CHECADOS EM GRUPO E/OU INDIVIDUALMENTE, ALEATORIAMENTE OU POR DIVERGÊNCIAS ENTRE A REGRA E O QUE FOR CONSTATADO DURANTE A COMPETIÇÃO PELA EQUIPE TÉCNICA.

3.7.3 O ATLETA QUE TIVER QUALQUER EQUIPAMENTO FORA DOS PAR METROS DA REGRA DO CAMPEONATO SERÁ DESCLASSIFICADO.

3.7.4 OBRIGATÓRIO MOCHILA DE HIDRATAÇÃO (CAMEL BACK OU LEVAR ÁGUA) E BOLSA ESTANQUE PARA GPS.

3.7.5 USO OBRIGATÓRIO DA LYCRA E ADESIVOS FORNECIDOS PELA ORGANIZAÇÃO.

3.7.6 BOMBA/INFLADOR É PARTE DO EQUIPAMENTO DO COMPETIDOR.

4. SKIPPER MEETING (REUNIÃO DE COMANDANTES):

DIÁRIO COM O CORPO TÉCNICO ANTES DA LARGADA.

5. LARGADA:

5.1 A LARGADA OCORRERÁ NO FORMATO “JANELA DE TEMPO” E DEVERÁ SER EFETUADA ENTRE O BARCO DA COMISSÃO DE REGATA E A BÓIA QUE MARCA A LINHA DE LARGADA.

5.1.1 APÓS O SINAL DE LARGADA A CATEGORIA ELITE TERÁ 5 MINUTOS PARA CRUZAR A LINHA DE LARGADA.

A LARGADA DA CATEGORIA ELITE SERÁ SEPARADA DAS DEMAIS CATEGORIAS.

5.1.2 APÓS O SINAL DE LARGADA, AS CATEGORIAS ADVENTURE E MASTER TERÃO 10 MINUTOS PARA CRUZAR A LINHA DE LARGADA.

5.1.3 APÓS O TÉRMINO DA JANELA DE TEMPO DE CADA CATEGORIA, O COMPETIDOR NÃO PODERÁ LARGAR.

5.2 PROCEDIMENTO DE LARGADA:

SERÁ DADO POR CONTAGEM REGRESSIVA DE 5 MINUTOS E SINALIZADO POR BANDEIRAS DE COR VERMELHA, COR VERDE E SINAL SONORO.

5.2.1 SINAL DE ATENÇÃO PARA O INÍCIO DO PROCEDIMENTO DE LARGADA: 3 SINAIS SONOROS E EM 1 MINUTO IRÁ SUBIR A BANDEIRA VERMELHA.

5.2.2 BANDEIRA DE COR VERMELHA IÇADA: CONTAGEM REGRESSIVA DOS 5 MINUTOS.

5.2.3 AOS 4 MINUTOS A BANDEIRA DE COR VERMELHA IRÁ SER ARRIADA.

5.2.4 DOS 4 MINUTOS A 1 MINUTO SEM BANDEIRA HASTEADA.

5.2.5 A 1 MINUTO DA LARGADA IRÁ SUBIR A BANDEIRA DE COR VERDE E PERMANECERÁ HASTEADA ATÉ O TÉRMINO DO TEMPO, SENDO BAIXADA JUNTAMENTE COM UM SINAL SONORO LONGO INDICANDO QUE O PROCEDIMENTO DE LARGADA FOI CONCLUÍDO.

5.3 O COMPETIDOR QUE LARGAR ANTES DO FINAL DO PROCEDIMENTO DE LARGADA NÃO TERÁ SEU TEMPO COMPUTADO PELA EQUIPE DE CRONOMETRAGEM.

6. PONTOS DE PARADA:

6.1 CATEGORIA ELITE:

NÃO HAVERÁ PARADA PROGRAMADA PELA ORGANIZAÇÃO. ESTIMA-SE QUE O VELEJADOR DESTA CATEGORIA TENHA UM DESLOCAMENTO DE 30 KM POR HORA.

6.2 CATEGORIA ADVENTURE:

TEM PREVISÃO DE FAZER ATÉ 50% DO TOTAL DO PERCURSO DA CATEGORIA ELITE. HAVERÁ CHECKPOINT COM APROXIMADAMENTE 30% DO TOTAL DO PERCURSO DA CATEGORIA ELITE.

ESTIMA-SE QUE O VELEJADOR DESTA CATEGORIA TENHA UM DESLOCAMENTO DE 15 KM POR HORA.

6.3 CATEGORIA MASTER: ( ACIMA DE 50 ANOS).

TEM PREVISÃO DE FAZER ATÉ 50% DO TOTAL DO PERCURSO DA CATEGORIA ELITE. HAVERÁ CHECKPOINT COM APROXIMADAMENTE 30% DO TOTAL DO PERCURSO DA CATEGORIA ELITE.

ESTIMA-SE QUE O VELEJADOR DESTA CATEGORIA TENHA UM DESLOCAMENTO DE 15 KM POR HORA.

* HAVERÁ TRANSPORTE PARA O COMPETIDOR DESDE O PONTO DE CHEGADA ATÉ O PRÓXIMO DESTINO DE LARGADA, ASSIM COMO RESGATE DURANTE A PROVA EM TEMPO INTEGRAL.

SE POR QUALQUER MOTIVO O COMPETIDOR NÃO CONSEGUIR COMPLETAR O DIA, EM ALGUM MOMENTO VAI TER O RESGATE, MAS PODE TER QUE ESPERAR.

7. CHECK POINTS

7.1 OS CHECK POINTS SERÃO SINALIZADOS POR UM “GATE” ( PORTAL ) DEMARCADOS POR DUAS BÓIAS E O COMPETIDOR DEVERÁ CRUZAR ENTRE AS MESMAS.

7.2 O COMPETIDOR QUE NÃO PASSAR PELO “GATE” NÃO TERÁ SEU TEMPO COMPUTADO PELA EQUIPE DE CRONOMETRAGEM.

8. TIME TARGET

8.1 PARA GARANTIR QUE OS ATLETAS TENHAM UMA VELOCIDADE MÍNIMA DE DESLOCAMENTO FOI ADICIONADO À PROVA O TIME TARGET (TEMPO PARA O OBJETIVO) PARA CADA CHECKPOINT.

SENDO ASSIM TODO ATLETA QUE NÃO CONSEGUIR ALCANÇAR O TEMPO

O COMPETIDOR SERÁ AUTOMATICAMENTE DIRECIONADO A EQUIPE DE TERRA E COMPLETARÁ O RESTANTE DO PERCURSO DO DIA NO CARRO DE APOIO. RETORNANDO A COMPETIÇÃO NO DIA SEGUINTE.

8.2 DURANTE O TR NSITO PELO CHECKPOINT O COMPETIDOR TERÁ ACESSO A HIDRATAÇÃO, MAS O CRONÔMETRO CONTINUA ABERTO, OU SEJA, É UMA DECISÃO INDIVIDUAL PARAR OU NÃO.

9. WAYPOINTS

9.1 PONTOS OBRIGATÓRIOS DE PASSAGEM PARA OS COMPETIDORES.

10. LINHA DE CHEGADA

A CHEGADA SERÁ REALIZADA POR MEIO DE UM “GATE” (PORTAL), SINALIZADO POR DUAS BÓIAS E O COMPETIDOR DEVERÁ CRUZAR ENTRE ELAS.

11. REGRAS DE PENALIZAÇÃO

11.1 DNS (DID NOT START) O TEMPO DO TIME TARGET DA CATEGORIA ACRESCIDO DE 1 HORA E NÃO PODERÁ LARGAR DEPOIS DO FECHAMENTO DA JANELA DE TEMPO. EX: NÃO LARGAR.

11.2 DNC (DID NOT COMPLETE) O TEMPO DO TIME TARGET DA CATEGORIA ACRESCIDO DE 20 MINUTOS E SERÁ DIRECIONADO PARA A EQUIPE DE TERRA NÃO PODENDO CONTINUAR O PERCURSO. EX: NÃO ALCANÇAR O TIME TARGET.

11.3 DNF (DID NOT FINISH) O TEMPO DO TIME TARGET DA CATEGORIA ACRESCIDO DE 15 MINUTOS. EX: NÃO ALCANÇAR A LINHA DE CHEGADA DO TRECHO ESTIPULADO PARA O TÉRMINO DO DIA.

11.4 O COMPETIDOR QUE NÃO VALIDAR OS WAYPOINTS SERÁ PENALIZADO COM A PERDA DO TEMPO DE CRONOMETRAGEM.

11.5 A NÃO ATIVAÇÃO DO DISPOSITIVO SPOT E DO GPS DE CRONOMETRAGEM IRÁ SOMAR AO TEMPO DE PROVA DO DIA 1 HORA.

11.6 O DESCUMPRIMENTO DE UMA ORDEM DIRETA DE UM RESGATISTA SERÁ PENALIZADO COM A EXCLUSÃO IMEDIATA DO EVENTO.

12. REGRA DE REPARAÇÃO

12.1 É OBRIGATÓRIO O COMPETIDOR PARAR PARA AJUDAR UM COMPETIDOR EM CASO DE ACIDENTE, O MESMO TERÁ O SEU TEMPO REDUZIDO PELA ORGANIZAÇÃO, PARA ISSO BASTA FAZER UM REQUERIMENTO E ENTREGAR ENTRE 18H30 ATÉ 19H30.

12.2 PREENCHER O FORMULÁRIO PADRÃO COM RESUMO DOS DETALHES E ENTREGAR AO MARCUS LEITE (BEACH MARSHALL).

13. INSCRIÇÃO
TÉCNICAS E CONHECIMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA EXECUTAR A COMPETIÇÃO COM SEGURANÇA E PERFORMANCE:

13.1 PODERÁ SE INSCREVER AQUELE QUE POSSUIR AS TÉCNICAS DESCRITAS ABAIXO QUE DEVEM SER EXECUTADAS COM FACILIDADE PELO COMPETIDOR:

SABER NADAR;

REGRAS DE PRIORIDADE E PREFERÊNCIA ENTRE VELEJADORES.

SISTEMAS DE SEGURANÇA, AUTO RESGATE E PACKDOWN;

VELEJAR A FAVOR DO VENTO (DOWNWIND);

TOE SIDE (BASE INVERTIDA);

JIBE (TROCA DE DIREÇÃO SEM PARADA);

KITELOOP E DOWNLOOP;

TER FEITO DOWNWIND (MÍNIMO 50 KM).

13.2 COMPETIDORES ENTRE 14 À 18 ANOS É OBRIGATÓRIO APRESENTAR AUTORIZAÇÃO DOS PAIS POR ESCRITO E RECONHECIDA EM CARTÓRIO.

13.3 O COMPETIDOR DEVERÁ CONCORDAR E ASSINAR O TERMO DE RESPONSABILIDADE E CONDUTA NO ATO DA COMPRA.

13.4 ENVIAR O ATESTADO MÉDICO PARA A OS DEVIDOS FINS E DATAS DA COMPETIÇÃO. (DATA LIMITE PARA O ENVIO É 05/08/2021.)

14. PREMIAÇÃO:

14.1 ELITE: (MASCULINO/FEMININO)

1⁰ LUGAR R$ 4.000,00 + TROFÉU + VAGA GARANTIDA PARA 2022 -> ISENTO TAXA DE INSCRIÇÃO

2⁰ LUGAR R$ 2.000,00 + TROFÉU

3⁰ LUGAR R$ 1.500,00 + TROFÉU

14.2 ADVENTURE: (MASCULINO/FEMININO)

1⁰ TROFÉU + VAGA GARANTIDA PARA 2022

2⁰ TROFÉU

3⁰ TROFÉU

14.3.1 TODOS OS PRIMEIROS COLOCADOS DE CADA CATEGORIA GARANTEM A VAGA PARA COMPETIR EM 2022.

14.4 PREMIAÇÃO EXTRA:

14.4.1 MASTER: (IDADE SUPERIOR A 50 ANOS)

1⁰ TROFÉU (PARA CADA COMPETIDOR) + VAGA GARANTIDA PARA 2022

2⁰ TROFÉU (PARA CADA COMPETIDOR)

3⁰ TROFÉU (PARA CADA COMPETIDOR)

14.4.2 O COMPETIDOR REVELAÇÃO.

14.5 INCLUSO:

– MEDALHA DE PARTICIPAÇÃO;

– PREMIAÇÃO EM DINHEIRO PARA CATEGORIA ELITE E TROFÉUS PARA TODAS AS CATEGORIAS;

15. Corpo técnico

    15.1 O CORPO TÉCNICO DESTA COMPETIÇÃO É COMPOSTO POR 4 PESSOAS:

    MARCELO GERVINI:

    RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DE SEGURANÇA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA KITE

    (OLÍMPICO).

    RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DE SEGURANÇA DO HYDROFOIL PRO TOUR E MUNDIAL DE FÓRMULA KITE – IKA NO BRASIL.

    DIRETOR TÉCNICO (2014-2017/2021-2023) E VICE PRESIDENTE DA ABK (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE KITESURFE 2018-2020).

    VICE PRESIDENTE DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA IKA (INTERNATIONAL KITEBOARDING ASSOCIATION 2020-2021).

    CERTIFICADO PELA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE VELA – WS (WORLD SAILING) TECHNICAL COURSE FOR COACHES LEVEL 1 – 3.

    BACHARELANDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (CESUMAR, 2018-2022).

    VELEJADOR COM 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM VELEIROS, MONOTIPOS, WINDSURF, KITESURF, WING E HYDROFOILS.

    PRIMEIRO SOCORROS.

    ANDRE PENNA:

    VELEJADOR COM 12 ANOS DE EXPERIÊNCIA E AVENTUREIRO DE KITESURF.

    GUIA DE DOWNWIND NO NORDESTE HÁ 5 ANOS E CONHECE MUITO BEM A REGIÃO DO RALLY

    CAPITÃO DO SURFIN SEM FIM, COM EXTENSA LISTA DE VIAGENS.

    REALIZOU VIAGEM SOLO DE HYDROFOIL DE 1700 KM, DESDE RECIFE ATÉ A BATE VENTO, NO MARANHÃO, TRAVESSIA CONTRA O VENTO DE ATINS AO PREÁ, DOWNWIND DE 300 KM NA COLÔMBIA, VELEJO DE HYDROFOIL NA AMAZÔNIA, ENTRE OUTRAS AVENTURAS.

    EXPERT EM SOBREVIVÊNCIA E SEGURANÇA EM TRAVESSIAS DE KITE.

    MARCUS LEITE (HI WINDS):

    VELEJADOR COM 50 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM VELA,

    EXPERIÊNCIA EM COMPETIÇÕES COMO COMPETIDOR, CATEGORIA PROFISSIONAL DE WINDSURF DESDE A DÉCADA DE 70

    CORPO TÉCNICO DO CAMPEONATO SULAMERICO “WIND CHALLENGE” E NO “KITEBOARD PRO WORLD TOUR” – O PRIMEIRO CIRCUITO MUNDIAL DO ESPORTE.

    VICE – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE KITESURF

    TRICAMPEÃO BRASILEIRO E PENTA CARIOCA DE WINDSURF

    TRICAMPEÃO BRASILEIRO DO MASTER DE KITESURF

    PRIMEIROS SOCORROS

    JALILA PAULINO:

    TURISMÓLOGA E ESPECIALISTA NA ROTA ENTRE RGN AO MARANHÃO POR TERRA E MAR.

    CO-FOUNDER, OPERACIONAL E CAPITÃO DAS VIAGENS DO SURFIN SEM FIM.

    COORDENADORA DO PROJETO SERTÕES KITESURF

    VELEJADORA COM 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA, E MAIS DE 10 MIL KM DE DOWNWIND PELA COSTA NORDESTINA.

    ESPECIALISTA EM LOGÍSTICA DE VIAGENS/COACHINGS INTERNACIONAIS COM ATLETAS PROFISSIONAIS E GRUPOS.