REGULAMENTO DO CAMPEONATO

1. Formato da competição

1.1. trata-se de uma competição em formato de travessia de longa dist ncia de 500 km, exclusiva para kitesurfistas com pranchas direcionais e bidirecionais, com características de um rally de endurance.

1.2. todos os competidores largam juntos, possivelmente dividido por categoria e a organização irá definir quando o cronômetro será acionado, o tempo de cada competidor é validado pelo GPS individual.

1.3. Durante o trajeto, os competidores passarão obrigatoriamente pelos waypoints, onde deverão validar a passagem e confirmação dentro do horário de corte – time target.

1.4. o formato de competição é a soma do tempo cronometrado de todos os dias.

1.5. os resultados são apresentados diariamente ao final do dia e o vencedor da competição é o que tem o menor tempo acumulado ao final dos 5 dias de prova.

2.Elegilibidade dos equipamentos

2.1 Kites:
SERÁ ACEITO A INSCRIÇÃO DE TRÊS (03) KITES COM USO A PARTIR DE 2017 SENDO QUE O KITE PRECISA TER ÓTIMAS CONDIÇÕES DE USO PARA APROVAÇÃO NO DIA 08/10.

  • Kite pequeno: de 4 a 7 metros;
  • Kite médio: de 8 a 11 metros;
  • Kite grande: de 12 a 17 metros.

2.2 Barras:
01 por kite, somente permitido o uso de barras de controle originais da marca do kite em uso, com o sistema de segurança ativo e com leash de segurança e com linhas sem qualquer tipo de desgaste ou rupturas na trama da mesma (a organização poderá colocar um lacre nos kites para identificação.)

2.3 Kiteboards e Kitesurf Boards:
Será aceito a inscrição de duas (02) pranchas, podendo ser twintip (bidirecional) e/ou surfboard (prancha para ondas).

2.4 Trapézios:
Poderão ser de cintura (waist harness) ou de cadeira (seat harness), em bom estado de conservação, sem partes ruptura na trama das fitas de suporte ou com o gancho apresentando trincas. Não será permitido o uso da cordinha no trapézio (sliding rope harness). Obrigatório possuir faca de segurança (compõe o quarto sistema de segurança do velejador).

2.5 Coletes flutuadores e outros:
Obrigatório colete flutuador classe V e recomendável o uso de capacete pelo Norman DPC-03 da Marinha do Brasil.

2.6 Outros:
2.6.1 vistoria técnica para conferência dos equipamentos de kite (08/10 de 9am às 12h).
2.6.2 todos os atletas podem ser checados em grupo e/ou individualmente, aleatoriamente ou por divergências entre a regra e o que for constatado durante a competição pela equipe técnica.
2.6.3 o atleta que tiver qualquer equipamento fora dos par metros da regra do campeonato será desclassificado.
2.6.4 obrigatório mochila de hidratação (camel back ou levar água) e bolsa estanque para GPS.
2.6.5 uso obrigatório da lycra e adesivos fornecidos pela organização.
2.6.6 bomba/inflador é parte do equipamento do competidor.

3. Skipper Meeting (reunião de Comandantes):

Diário com o corpo técnico antes da largada.

4. Largada

A largada será efetuada no formato “largada do coelho”, dentro das regras de regata a vela.

5. Pontos de parada

5.1 categoria elite:
Não haverá parada programada pela organização. Estima-se que o velejador desta categoria tenha um deslocamento de 30 km por hora.

5.2 categoria adventure:
Tem previsão de fazer até 60% do total do percurso da categoria elite. Haverá checkpoint com aproximadamente 30% do total do percurso da categoria elite.
Estima-se que o velejador desta categoria tenha um deslocamento de 15 km por hora.

5.3 categoria master: ( acima de 50 anos)
Tem previsão de fazer até 60% do total do percurso da categoria elite. Haverá checkpoint com aproximadamente 30% do total do percurso da categoria elite.
Estima-se que o velejador desta categoria tenha um deslocamento de 15 km por hora.

5.4 categoria dupla:
Cada competidor da dupla deverá completar 50% do total do percurso da categoria adventure.
Estima-se que o velejador desta categoria tenha um deslocamento de 15 km por hora.

5.5.1 situação 1: caso esteja próximo do checkpoint por razões de falha técnica do equipamento o competidor poderá cruzar o checkpoint caminhando com todo equipamento, permitindo assim a largada do seu companheiro de equipe.
5.5.2 situação 2: a não chegada do companheiro de equipe dentro time target, automaticamente autoriza o parceiro a continuar mas em caráter de “fun race”, ou seja, não validando o resultado do dia. Sem dispositivo.
5.5.3 situação 3: a transição será efetuada a transferência do dispositivo de localização

*HAVERÁ TRANSPORTE PARA O COMPETIDOR DESDE O PONTO DE CHEGADA ATÉ O PRÓXIMO DESTINO DE LARGADA, ASSIM COMO RESGATE DURANTE A PROVA EM TEMPO INTEGRAL.

SE POR QUALQUER MOTIVO O COMPETIDOR NÃO CONSEGUIR COMPLETAR O DIA, EM ALGUM MOMENTO VAI TER O RESGATE, MAS PODE TER QUE ESPERAR.

6. Check Points

Área onde será efetuado o revezamento dos velejadores da categoria dupla.

7. Time target

7.1 Para garantir que os atletas tenham uma velocidade mínima foi adicionado à prova o time target (tempo para o objetivo) para cada checkpoint.
Sendo assim todo atleta que não conseguir alcançar o tempo
O limite será automaticamente direcionado a equipe de terra e completará o restante do percurso do dia no carro de apoio. Retornando a competição no dia seguinte.

7.2 Durante o trânsito pelo checkpoint o competidor terá acesso a hidratação, mas o cronômetro continua aberto, ou seja, é uma decisão individual parar ou não.

8. Waypoints

Ponto de passagem obrigatório.

9. Ponto de transição

É a área onde será efetuado o revezamento dos velejadores da categoria dupla.

A NAVEGAÇÃO SERÁ COSTEIRA E VISUAL.

O regulamento está sujeito a mudanças conforme avaliação do corpo técnico e mediante as condições de tempo e clima.

10. Linha de chegada

A chegada será realizada por meio de um portal, definido pela organização do evento e será informado no briefing diário.

11. Regras de penalização

  • DNS (do not start): o tempo de chegada do último velejador da categoria acrescido de 30 minutos. Ex: não largar;
  • DNC (do not complete): o tempo de chegada do último velejador da categoria acrescido de 20 minutos. Ex: não alcançar o time target;
  • DNF (do not finish) o tempo de chegada do último velejador da categoria acrescido de 10 minutos. Ex: não alcançar o tempo limite estipulado para o término do dia;
  • O competidor que não validar o waypoint será penalizado em 20 minutos em cada um não realizado.

12. Regras de reparação

12.1 É obrigatório o competidor parar para ajudar um competidor em caso de acidente, o mesmo terá o seu tempo reduzido pela organização, para isso basta fazer um requerimento ao fim do dia.

12.2 Preencher o formulário padrão com resumo dos detalhes e entregar ao marcus leite (beach marshall).

13. Inscrição

Técnicas e conhecimentos necessários para executar a competição com segurança e performance:
13.1 Poderá se inscrever aquele que possuir as técnicas descritas abaixo que devem ser executadas com facilidade pelo competidor:

  • Saber nadar;
  • Regras de prioridade e preferência entre velejadores.
  • Sistemas de segurança e auto resgate;
  • Velejar a favor do vento (downwind);
  • Toe side (base invertida);
  • Jibe (troca de direção sem parada);
  • Kiteloop e downloop (recomendável);
  • Ter feito downwind (mínimo 30km).

13.2 Competidores entre 14 à 18 anos é obrigatório apresentar autorização dos pais por escrito e reconhecida em cartório.

13.3 O competidor deverá concordar e assinar o termo de responsabilidade e conduta no ato da compra.

13.4 Enviar o atestado médico para a os devidos fins e datas da competição. (data limite para o envio é 05/08/2021.)

14. Premiação

14.1 Elite: (Masculino/Feminino)

1⁰ Lugar R$ 4.000,00 + Troféu + Vaga garantida para 2022 -> isento taxa de inscrição

2⁰ Lugar R$ 2.000,00 + Troféu

3⁰ Lugar R$ 1.500,00 + Troféu

14.2 Adventure: (Masculino/Feminino)

1⁰ Troféu + Vaga garantida para 2022

2⁰ Troféu

3⁰ Troféu

14.3 Dupla: (Masculino/Feminino ou Mista)

1⁰ Troféu (para cada competidor) + Vaga garantida para 2022

2⁰ Troféu (para cada competidor)

3⁰ Troféu (para cada competidor)

14.3.1 Todos os primeiros colocados de cada categoria garantem a vaga para competir em 2022.

14.4 Premiação Extra:

14.4.1 CATEGORIA MASTER COM IDADE SUPERIOR A 50 ANOS.

1⁰ Troféu (para cada competidor) + Vaga garantida para 2022

2⁰ Troféu (para cada competidor)

3⁰ Troféu (para cada competidor)


14.4.2
O competidor revelação.


INCLUSO:

Medalha de participação;

– Premiação em dinheiro para categoria Elite e troféus para todas as categorias;

15. Corpo técnico

O corpo técnico desta competição é composto por 4 pessoas:

Marcelo Gervini

  • Responsável pela gestão de segurança do Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite (Olímpico);
  • Responsável pela gestão de segurança do Hydrofoil Pro Tour e Mundial de Fórmula Kite – IKA no Brasil;
  • Ex. Diretor Técnico (2014-2017) e Vice Presidente da ABK (Associação Brasileira de Kitesurfe 2018-2020);
  • Atual Vice Presidente de Treinamento e Desenvolvimento da IKA (International Kiteboarding Association 2020-2021);
  • Certificado pela Federação Internacional de Vela – WS (World Sailing) Technical Course for Coaches Level 1 – 3;
  • Bacharelando em Educação Física (Cesumar, 2018-2022);
  • Velejador com 30 anos de experiência em veleiros, monotipos, windsurf e kitesurf;
  • Habilitação na categoria Arrais Amador e Motonauta;
  • Primeiro Socorros.

Andre Penna

  • Velejador com 12 anos de experiência e aventureiro de kitesurf;
  • Guia de downwind no Nordeste há 5 anos e conhece muito bem a região do rally;
  • Capitão do Surfin Sem Fim, com extensa lista de viagens;
  • Realizou viagem solo de Hydrofoil de 1700 km, desde Recife até a Bate vento, no Maranhão, travessia contra o vento de Atins ao Preá, downwind de 300 km na Colômbia, velejo de hydrofoil na Amazônia, entre outras aventuras;
  • Expert em sobrevivência e segurança em travessias de kite.

Marquinho Hi Winds

  • Velejador com 50 anos de experiência em vela;
  • Experiência em competições como competidor, categoria profissional de Windsurf desde a década de 70;
  • Corpo técnico do campeonato sulamerico “Wind Challenge” e no “Kiteboard Pro World Tour” – o primeiro Circuito Mundial do esporte;
  • Vice – presidente da Associação Brasileira de Kitesurf;
  • Tri campeão brasileiro e penta carioca de windsurf;
  • Tri campeão brasileiro do master de kitesurf;
  • Primeiros Socorros.

Jalila Paulino

  • Turismóloga e especialista na rota entre RGN ao Maranhão por terra e mar;
  • Co-founder, operacional e capitã das viagens do SurfinSemFim;
  • Coordenadora do projeto Sertões Kitesurf;
  • Velejadora com 10 anos de experiência, e mais de 10 mil km de downwind pela costa;
  • Especialista em logística de viagens/ coachings internacionais com atletas profissionais e grupos.